Intervenção artística

Quintal de estar

“Quintal de estar” –  intervenção artística em que o público participa de jogos e brincadeiras, em meio a danças e canções. Os artistas abordam as pessoas em espaços diversos, apresentando performances curtas, lúdicas e interativas.

DSC_5633.jpg

Com uma pequena roleta, um violão e um balaio recheado, dois artistas circulam cantando e convidando as pessoas, sozinhas ou em pequenos grupos, para “brincar e fazer arte no quintal”. Em cada abordagem, uma performance é sorteada, e então pode acontecer dança, dança circular, canções, literatura, manipulação de objetos, culinária, em gostosas brincadeiras com artes integradas.

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em espaços compartilhados, nas passagens, na calçada e na praça; lugares abertos e fechados: a intervenção propõe transformar qualquer espaço em um “quintal de estar”, onde podem ocorrer outras formas de encontro e interação, com o público no lugar central, dentro do quintal e bem à vontade. 

Projeto completo: Quintal de estar – intervenção artística

Abracadabra, isto é um quintal!

 

2ae7d86f-22c1-44a5-a53a-37fe9cd87581

“ABRACADABRA, Isto é um quintal!“ – é uma vivência/intervenção artística com crianças. Um caderno de mágicas guarda receitas para transformar qualquer lugar em quintal, o que de fato é muito útil, hoje em dia. Os artistas abordam as crianças em espaços diversos ou em um espaço fixo, e então pode acontecer dança, jogo, canções, manipulação de objetos, culinária, em gostosas brincadeiras com artes integradas.

Com duração de uma hora, Abracadabra propõe uma série de atividades que giram em torno de um pequeno argumento: os dois artistas “chegam” e convidam as crianças para transformar o local em que elas se encontram em um quintal. Para isso, há um caderno com as receitas mágicas apropriadas de transformação. Essas receitas são protocolos de intervenções ou regras de jogo, que podem ser trocadas e adaptadas para os mais diversos espaços e situações, e que são apresentadas em uma sequencia feita para alcançar a transformação potencial de “todo o mundo” num grande quintal.

DSC_0056 - Version 2.jpg

 

 

 

Projeto completo: Abracadabra

Quintal de estar no arraial

A intervenção Quintal de estar vestiu-se a caráter, de caipira, e foi para o arraial brincar com a temática junina, seus jogos e suas figuras. Como na intervenção original, Quintal de estar no arraial também busca reutilizar o entorno, os espaços compartilhados, as passagens, a calçada e a praça, para realizar outras formas de encontro e interação, principalmente formas de interação artísticas, num jogo inclui dança, dança circular, canções e outros tipos de música, literatura e manipulação de objetos, numa gostosa brincadeira com artes integradas. Munidos de uma pequena roleta junina em forma de arraial, uma dupla de artistas caracterizados circula oferecendo “prendas artísticas”. Pessoas ou pequenos grupos são abordados de maneira lúdica e convidados a participar. O sorteio de uma das casas na roleta junina define qual será a “prenda” que o participante vai receber, que pode se dar na forma de música, dança ou poesia. Ao final, cada participante recebe também um cartão com a sua prenda, a poesia, a música ou referências poético-estéticas da dança realizada.

Quintal de estar no arraial 01 01